A doação de sangue salva vidas! É um verdadeiro ato de amor ao próximo, uma escolha capaz de fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Mas ainda tem muita gente que sente receio em tomar esta decisão, seja por medo de dor, de passar mal, de contrair doenças ou de qualquer outro boato que ouviu por aí. Para acabar com os mistérios que circundam a doação de sangue. Ressalta-se que o rigor no cumprimento dessas normas visa oferecer segurança e proteção tanto para o receptor quanto para o doador. Requisitos básicos e principais impedimentos temporários e definitivos para doação de sangue:
Todas as pessoas podem ser doadoras de sangue?
REQUISITOS BÁSICOS:
Necessário ter de 16 a 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (doadores menores de idade dever estar acompanhados do responsável legal, com documento de identificação);
Ter peso acima de 50 kg;
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
Ser honesto ao responder o questionário antes da coleta;
Não ser portador de Aids, Hepatite e nem usuário de drogas inalatórias e injetáveis.
Importante lembrar que o doador precisa estar bem alimentado e descansado antes da coleta, e não pode ter consumido álcool ou outras drogas nas 24 horas que precederam a doação. Em casos de tatuagem, é necessário esperar por, no mínimo, 6 meses de cicatrização, para anular a chance de contaminação.
Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.
Todas as pessoas podem ser doadoras de sangue?
IMPEDIMENTOS TEMPORÁRIOS:
Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas;
Gravidez;
90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;
Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses;
Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses;
Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc): aguardar 6 meses;
Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias;
Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas;
Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses;
Vacina contra gripe: por 48 horas;
Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões;
Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).
Todas as pessoas podem ser doadoras de sangue?
IMPEDIMENTOS DEFINITIVOS:
Hepatite após os 11 anos de idade;
Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
Uso de drogas ilícitas injetáveis;
Homens - 04 doações em 12 meses;
Mulheres - 03 doações em 12 meses;
Alguns MITOS e VERDADES sobre a doação de sangue:
Doar sangue vai deixar meu corpo com insuficiência sanguínea?
MITO. Muitas pessoas têm medo de doar sangue por acharem que vão lesar a saúde do próprio corpo. De maneira alguma: a quantidade de sangue coletada é pequena e completamente reposta pelo próprio organismo. A medula trabalha um pouco mais nos dias seguintes da coleta e, em pouco tempo, a quantidade já volta a ser a mesma sem causar qualquer desequilíbrio no funcionamento do organismo. O sangue não fica mais fino e nem insuficiente.
Qualquer tipo sanguíneo é aceito?
VERDADE. Não existe tipo sanguíneo melhor: todos possuem a mesma qualidade e são necessários nos hemocentros. Mesmo que apenas o tipo O seja o doador universal ou que os tipos negativos e AB+ sejam os mais raros de encontrar, todas as tipagens sanguíneas são bem-vindas. Não deixe de doar por não se enquadrar em algum destes grupos, toda doação pode salvar vidas.
Não posso doar sangue mensalmente?
VERDADE. É preciso dar um intervalo maior que um mês entre uma coleta e outra, para respeitar o tempo que o organismo leva para repor o sangue coletado. Para os homens, o intervalo é de 60 dias. Para as mulheres, é de 90 dias.
Posso contrair doenças através da doação?
MITO. Já passou o tempo em que as condições de higiene e segurança dos procedimentos médicos eram questionáveis. Nos dias de hoje, o risco de contrair doenças na doação de sangue é nulo. Esqueça o mito da transmissão de hepatite e Aids: atualmente, todo material utilizado é descartável e o controle é rigoroso, para não colocar a saúde de nenhum dos envolvidos em risco.
Posso escolher para quem doarei meu sangue?
VERDADE. São casos especiais. Nas doações voluntárias, todo sangue coletado vai (depois de examinado) para os estoques dos hemocentros e lá permanece até que seja solicitado por algum hospital. Um dos casos especiais chama-se “auto transfusão”: quando o doador sabe que passará por uma cirurgia em breve e precisará de sangue durante o procedimento. O paciente coleta o sangue, que fica armazenado e reservado para ele até o dia da cirurgia. Outro caso especial é o da “transfusão casada”, quando o doador já escolheu para quem doará o seu sangue. Assim como no primeiro caso, o sangue coletado é reservado para um receptor específico.
DOE SANGUE E MULTIPLIQUE VIDAS!!!
O COHREC AGRADECE A SUA COLABORAÇÃO!!!
|